Adoração Inteligente

adoração

“Mas ,em vão me adoram,ensinando doutrinas que são preceitos dos homens”. Mateus 15:9
“Pois Deus é Rei de toda a Terra, cantai louvores com inteligência”. Salmos 47.7

As citações dos livros bíblicos acima nos remetem a duas situações. Jesus fala sobre adorações inúteis enquanto no livro de salmo dos descendentes de Coré uma musica alertando o povo sobre como deveria se adorar a Deus.

Para iniciar esse texto quero citar uma frase de Israel belo de Azevedo. “Adoração pode ser apenas de diversão se não nos convidar a um arrependimento. “A adoração precisa nos desafiar a fazer o que Deus espera que façamos depois de o telo adorado”

O ser humano tem uma tendência a seguir à multidão. Deus criou um ser para lhe adorar com liberdade, mas nos amou tanto que nos diferenciou dos anjos. Sem entra muito no mérito dos anjos e suas funções somos díspares. Temos liberdade de adorá-lo, das mais variadas formas, no entanto o mundo mercantilista tenta lucrar em cima de tudo. A musica cristã nos últimos dias ganhou notoriedade com os altos números de álbuns vendidos. Os hinos direcionados para louvor a Deus são tocados e cantados para outras funções.

Mas a grande problemática não são os shows gospel ou os ídolos da musica evangélica com seus altos cachês. Todo o problema hoje está relacionado à liturgia dos cultos. Se o reformador Lutero, entrasse hoje em uma igreja evangélica ele talvez pensasse; essa igreja é fruto das minhas teses. A forma errada de adorar está ligada a visão da igreja de hoje. As igrejas são vistas como centro de consolo para alma, um lugar de buscar paz, curas riquezas até mesmo ter sentimentos correspondidos. Hoje a igreja é frequentada até mesmo por ateus que querem receber algumas coisas. São negociadores querem fazer troca, querem milagre tudo menos adorar.

O cerne da igreja é cultuar.

 

“Na igreja não deve ser utilizado nada que não tenha a expressa aprovação das escrituras, para apoiá-la, ou que seja algo indiferente em sim mesmo, ou seja, que não traga qualquer proveito quando utilizado nenhum prejuízo quando omitido” John Hooper

“Não podemos adotar qualquer artifício [em nosso Culto] que pareça satisfazer a nós mesmo, e sim levar em conta as exortações daquele que tem o direito de prescrevê-las. Portanto, se desejamos Que Ele aprove o nosso culto, esta regra, que Ele mesmo enfatiza com muita rigidez, tem de ser observada com zelo. Deus reprova todos os tipos de cultos não sancionados expressamente por sua palavra.” João Calvino.

Lutero sempre foi moderado com relação, a liturgia do culto o que Bíblia não condenava para Ele sem problemas. Calvino era mais radical e para ele o culto deveria ser dentro dos padrões estabelecidos por Deus. Os dois reformistas tinham varias diferenças nas suas visões, mas de forma similar queriam que o culto fosse como aos primórdios da Era cristã.
Nos tempos atuais a igreja é lugar de receber. Poderia citar os pregadores tradicionalistas que bombardeiam as igrejas modernas neopentecostais com jargões oferecidos pelas mesmas. No entanto observado as criticas e os fatos e tudo que envolve falatório que não faz parte de um culto teríamos uma lista bastante significativa. Usar um púlpito para criticar ou denegrir imagem de quem quer que seja não faz parte de um culto, criar obstáculos e materializar a fé em objetos não faz parte de um culto. Hoje se cria métodos e impulsos para emocionar as pessoas e levá-las as pensar que estão adorando. Com tudo adoram em vão e de forma errada e sem inteligência, sem razão.

Quando gostamos de uma pessoa geralmente fazemos o possível para agradá-la e queremos passar a maior parte do tempo junto. Temos prazer e felicidade de compartilhar o metro quadrado e respirar o mesmo ar da companhia querida. Não precisamos nos emocionar para querer agradar ou para ver um sorriso em seu rosto. Não é preciso métodos ou mecanismos orquestrados para fazer com que a pessoa se sinta bem. A mesma simplicidade e naturalidade deve ser a adoração a Deus. Devemos mostrar nossa amabilidade para Ele permitir comunhão reconhecê-lo como superior em nossas vidas, e aceitar suas instruções.
Adoração é individual cada ser expressa sua adoração na sua personalidade e da sua forma. (Muitos pregadores julgam e a até mesmo acusam a sua platéia por não ter um estereótipo de um adorador.) Muitas das vezes o mais discreto faz a melhor adoração. Com inteligência e sabedoria compreende a sua pequenez e sua insignificância e entende que é seu dever adorar em espírito e em verdade.

Após ler esse texto e algumas citações, feche seus olhos medite como tem sido feita sua adoração, agradeça a Deus pelo dia por ter te criado sua imagem e semelhança dados privilégios e oportunidades. Adore a Ele em seu coração com todas as qualidades ensinadas nos salmos e por Jesus. Faça Deus lhe encontrar, pois ele procura quem adora em verdade. Prostre-se reconheça sua gloria sua soberania sua majestade. Faça uma adoração com conhecimento sabendo o que está fazendo não faça algo emocional mecânico e nem por indução ou métodos de terceiros.Seja sua adoração inteligente, pratica, racional e tenha as Bênçãos de Deus sobre sua Vida. Vá para igreja para adorar a Deus e agradecer, aprenda a palavra ensinada coloque em pratica faça isso e tudo que precisa ira ser suprido na sua vida.

Para encerar uma palavrinha do reformista e uma melodia de um de seus mais belos hinos.

“Não sou da opinião de que, pelo evangelho, todas as artes devessem ser banidas e lançados fora, como alguns fanáticos querem que creiamos. Quero ver todas as artes, principalmente a música, no serviço daquele que as criou e no-las deu. A música é a bela e gloriosa dádiva de Deus. . . A música transforma os homens em pessoas mais gentis, mais auto-controladas e mais razoáveis.” Martim Lutero.

 

 

Deixe um comentário