Consolações

O mês é agosto e já passamos do meio do ano e as preocupações só aumentam. É comum numa simples conversa com um mortal que respire e raciocine ouvirmos queixas e lamúrias. Os prantos muitas vezes não são regados a lagrimas, mas a revolta com a vida é escrachada a ponto de provocar no outrem pesos e constrangimentos. Muitos devidos aos problemas da vida perdem o sono, com olhos ao fundo passam a noite em claro pensando em como resolver seus problemas do dia vindouro. Outros para conseguir um período de repouso acabam se entulhando de antidepressivos e calmantes. Dormem dopados e acordam frustrados com a noite de pesadelos e sonhos provocados pelo efeito dos remédios.

911

Diante desse quadro atual quero compartilhar com o nobre leitor uma palavra proferida pelo rei Davi registra no livro de Salmos no Capitulo 94 e verso 19 e diz assim: Na multidão dos meus pensamentos dentro de mim, as tuas consolações recrearam a minha alma. Outra tradução diz assim: Quando ansiedade foi grande em meu interior, tuas consolações animaram minha alma. Na versão da Bíblia Almeida Revisada o verso foi transcrito assim: Multiplicando dentro de mim os meus cuidados, as tuas consolações reanimam a minha alma. Nas três traduções se manteve a palavra “consolações’’ Na Bíblia de Estudos do Matthew Henry esse versículo ficou assim:  “Consolações divinas são alivio efetivo de almas atribuladas. Teus confortos deleitam meu espírito, Eles nunca se tornam mais prazerosos do que quando chegam tão serenamente para licenciar minhas inquietações e manter minha mente em paz. Os confortos do Pai trarão paz e uma alegria que os sorrisos do mundo não podem dar e que as amarguras dessa terra não podem tirar. Os confortos de Deus alcançaram minha alma e não apenas a simpatia”.(Para os leigos Matthew Henry Fez um estudo e aplicação versículo a versículo da Bíblia. (Uma obra extraordinária) Complete Commmentary 1706).

Quando Jô se encontrava em situação difícil Elifaz o temanita faz uma pergunta para Jô. (Mesmo aos que não acreditam que historia de Jó seja verídica, para dar entendimento ao texto vamos partir do principio que sim, existiu, não foi uma analogia) “Porventura fazes pouco caso das consolações de Deus, e da suave palavra que te dirigimos?” Jó 15:11 Não vou entra no mérito da situação de Jó, mas quero me ater às palavras em negritos na frase lida há pouco.

Slide2

A pergunta feita a Jô pelo Temanita o deixou o intrigado tanto é fato que no capitulo 16 versículo 2 Jô critica ferozmente seu amigo chamado de consoladores molestos.Tenho ouvido muitas coisas como estas; todos vós sois consoladores molestos.Até uma criança já deve ter ouvido falar sobre Jô, um cara justo integro e temente a Deus. Em síntese Jó estava impaciente com a situação em que se encontrava, mas sempre permaneceu confiante. As varias passagens Bíblicas que mostram essa confiança. Em uma  de suas falas Jô  asseia que suas palavras  se escrevessem e fosse gravadas em um livro. Bom como a internet é uma memoria permanete  faço questão de eternizar as palavras ditas por Jô no capitulo 19 do 23 ao 26.

  Quem me dera agora, que as minhas palavras fossem escritas! Quem me dera, fossem gravadas num livro!   E que, com pena de ferro, e com chumbo, para sempre fossem esculpidas na rocha.   Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.  E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus,

Bom o cara que falou isso é o Jô ele mesmo  foi questionado por duvidar  das consolações divinas. Acredite isso não é uma falácia e muito menos um texto para se deleitar lendo ou  verificando informações, não é simplesmente escrito para ao você ler é escrito para que você mesmo observe as grandiosidades que Deus preparou para os seus filhos. No livro de Isaías a uma passagem que mostra a profundidade das consolações  e da abundancia que seus filhos precisam viver.  “Para que mameis, e vos farteis dos peitos das suas consolações; para que sugueis, e vos deleiteis com a abundância da sua glória”. Isaias 66:11.

Na minha pouca idade já passei por situações de desespero e pavor, rejeição, fui roubado enfim varias situações complicadas, no entanto Deus sempre me consolou, e observando os acontecimentos recente da história vivida em nosso pais  me senti no dever de exemplificar  explanar que Deus está disposto  a nos consolar a nos confortar. Não estou dizendo que Ele ira modificar nossas vida vai  nos manter com mana ,mas  como diz Matthew Henry: “Os confortos do Pai trarão paz  e uma alegria  que os sorrisos do mundo  não podem  dar e que as amarguras  dessa terra não podem tirar”.  Quem não deseja em meio a uma situação difícil   poder dar um sorriso ou ajudar alguém é isso que Deus deseja de seus filhos e nos quer fartos de suas consolações.

Deixe um comentário