Matando a inimizade

              Duas palavras se lidas separadamente geram tristezas, mas na ordem do titulo pode ser muito funcional. Matar um verbo que virou comum em nosso presente século. Nossos ouvidos passam o som desta palavra para nosso cérebro sem causar espanto ou remorso. Noticias lemos, ouvimos e assistimos não é mais surpresa, mas nesse texto esse verbo  terá um proposito louvável.

Uma conversa com um amigo, um abraço da mãe, um passeio de carro com namorada, uma oração antes de dormir, um bilhete na geladeira. Tudo o que acontece no nosso cotidiano mostra que a vida é feita de relacionamentos. Relacionamo-nos de forma horizontal com todas as pessoas e aparentemente tudo está bem, como deve estar. Fazemos o que nos é pedido temos um tempo de lazer, um período com a família, e aos devotos um período para ir a igreja, enfim um vida que visivelmente parece bem.

relacionamentos

Mas a vida não é uma rede social virtual onde tudo são flores e rosas   perfumadas. Nossos problemas, pessoais, matrimoniais, profissionais, financeiros, nacionais, geralmente são causados por relacionamentos rompidos. Por não nos relacionar bem com nosso Criador e com o próximo somos propensos a cometer toda sorte de malfeitorias para com as pessoas que nos rodeiam afetando toda nossa nação,mas Deus sempre tem uma saída a quem se dispõem mudar. E sobre essa solução que quero compartilhar hoje com o nobre leitor. Para os cristãos acompanhe minha interpretação dos fatos. Para os amigos não cristãos acompanhe o raciocino e tente tirar proveito não pela sua fé, mas pela sua inteligência. Pela ideia inicial como é de todo saber Deus quando criou Adão tinha um relacionamento pessoal  com ele e Eva sua esposa. Por desobediência ambos pecaram e toda geração perdeu o relacionamento com Deus. Como Ele é misericordioso escolheu um Homem de Ur dos Caldeus por nome de Abraão e o chamou para ser pai de uma grande nação. A história de Abraão e narrada por muitas religiões no mundo e tem forte influencia no cristianismo e islamismo.

A partir do patriarca surge um povo que Deus escolhe para ter sua marca. Mas no Edem Deus na sua indignação faz uma afirmação a serpente.

“…Porquanto fizeste isso maldita serás mais que toda besta e mais que todos os animais do campo; sobre teu ventre  andaras e o pó comeras todos os dias da tua vida.” Gênesis 3,14 E continua: “E porei  inimizade entre ti e a mulher e entre sua semente e a tua semente; e  está te ferirá a cabeça, e tu lhe feriras o calcanhar”. Gênesis 3,15. Aqui Deus criou todo um plano para salvar todas as pessoas para que elas voltassem a ter um relacionamento com Ele.

Deus cumpriu-o que disse a Abraão e sua descendência criou a nação de Israel, mas isso nem de longe era a promessa que Deus mostrou para Abraão. O criador estava dizendo que muitos irariam ter relacionamento com Ele por causa da promessa que lhe fez. Agora tinha um problema. Para os descendentes de Abraão os judeus eles erram os únicos que teriam a condição e estavam aptos para ter um relacionamento com Deus. Mas em vez de relacionar e com Deus crucificaram seu filho. Foi ai que todos nos fomos alcançados pela graça de Deus por intermédio do sacrifício de Jesus passamos a ser participantes da promessa que Deus fez Abraão não um pais, mas um multidão de pessoas de todos os cantos do mundo com um relacionamento com Deus.

Paulo brilhantemente clarifica essa situação em efésios 2 do versículo 11 ao 19.559140_380814711999581_1867536751_n

11 Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;
12 Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.
13 Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,
15 Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
16 E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.
17 E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto;
18 Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.
19 Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;”
Para voltar a ter um relacionamento com o homem Deus, fez o que havia falado para serpente e o que havia prometido a Abraão. Reatou o relacionamento com o homem através do sacrifício da cruz. Muitos Quando falam de cruz ficam tristes choram se sentem angustiados, mas a cruz de Cristo é aliança de Deus com o homem é morte da inimizade e reatar o relacionamento que havia sido perdido no Jardim do Éden. A cruz foi à arma usada por Deus para matar a inimizade e reatar o relacionamento com o homem. Uma vez que um ser humano tiver um relacionamento com Deus que é a essência do amor, automaticamente terá relacionamentos com as pessoas e consequentemente ter uma vida abençoada.

i1035 FW1.1

Como posso reatar um relacionamento? O rompimento de uma relação é doloroso e desgastante seja com amigo com namorada esposa e familiares e principalmente com Deus. Como serres pensantes e racionais imagine nesse momento o que voce faria para voltar a ter um relacionamento com alguém que lhe faz muita falta. Para lhe encorajar pegue esse exemplo: Deus mandou seu filho para cruz para reatar o seu relacionamento comigo e com você. Agora imagina como é importante para Ele ter um relacionamento com você. O que você leitor pode fazer para ter um relacionamento melhor com alguém que te ama dessa forma. Pensamos o que levou o ser humano romper esse relacionamento, o que nos aconteceu, o que originou inimizades com nossos amigos, irmãos e familiares. Deus rompeu o seu relacionamento com homem por causa da desobediência. Logo para voltarmos a nos relacionar com Ele devemos obedece-lo. Ao nosso próximo temos que evitar a causa do rompimento do relacionamento,  talvez bobagens ditas numa hora impropria, talvez uma situação que tenha causado grande dor, independente da situação  e hora de voltarmos a nos relacionar,  se é preciso pedir perdão peça, se preciso viajar, vá procure se acertar concerte . A vida é uma dadiva desfrute na companhia de pessoas, abrace sorria , comprimente,você não apenas vai melhorar a vida dos outros, mas vai se sentir melhor.

Nada existe  se não existir pessoas para você se relacionar. E o ser humano pode ser um descrente não crer num ser supremo não acreditar que alguém esta no controle, mas ele não ira sobreviver sozinho sem relacionamento ou sem amor. Amor não é uma religião nem crença, mas é algo que todo ser que respira e raciocina tem como tem sangue nas veias. Esse é um sentimento que possibilita o relacionamento não algo conveniente ou pensando em favorecimento a curto ou longo prazo, mas algo verdadeiro que diferencia uma pessoa feliz de um pessoa frustrada. Independente de sua crença ou descrença relacionar  é preciso, e no momento vivido por essa geração e importante e primordial para termos uma vida de felicidade ao lado de pessoas felizes com relacionamentos saudáveis.Isso é valido para todos independente de religião. Agora com licença aos leitores não cristãos uma ultima frase: A cruz existe para matar a inimizade e reconciliar o Homem a Deus.

Lembre-se Nosso Deus é maior.

Deixe um comentário